Powered By Blogger

.

18/06/2011

Os 5 animais com maior expectativa de vida




Já pensou viver muito mais que 100 anos? O que você iria fazer da vida? Provavelmente aprender tricotar, cozinhar, aprender a fazer seu próprio bacon.
As criaturas listadas aqui quebram a barreira do absurdo e deixam Matusalém no chinelo. Tem um animal que já apareceu em outra lista, mas ele merece estar aqui também.


1 - Arctica islandica (Arctica islandica)

JCS Arctica islandica 15032

- O molusco Arctica islandica vive em média 400 anos. Há registro de um com 410 anos.
- Esse é um molusco diferente do que o encontrado comumente em praias.
- A diferença é que ele é preto por fora e branco por dentro. Mas ele não é um kinder ovo.
- Ele pode ser considerado o ser vivo que mais vive no mundo. Mas o próximo animal vai te deixar confuso.
Esse animal não pode ser achado através das técnicas comuns de coleta de molusco feito em partes lamacentas do mar nas águas rasas.
O Arctica islandica só pode ser encontrado através de escavações. Isso porque o primeiro foi descoberto depois de escavações no oceano para achar materiais sedimentares.

2 - Turritopsis Nutricula (Turritopsis Nutricula)

turritopsis_nutricula
- Ela é imortal. E só pode ser morta, obviamente, se atacada por um predador.
- Ela faz Benjamin Button parecer um amador: após atingir a maturidade, essa água-viva regride a condição de pólipo. Esse ciclo acontece permanentemente.
- Apesar de ter apenas 5mm, são muito especiais para os cientistas que procuram nela o elixir da juventude.
- O título de maior longevidade só pode ser considerada extra-oficialmente, pois ela faz o ciclo da vida várias vezes. E isso é cheating, né?
Na natureza, a Turritopsis nutricula é a única espécie conhecida que consegue fazer o ciclo inverso da vida, para depois recomeçar crescendo novamente. Esse processo é chamado de transdiferenciação e pode acontecer ad infinitum, o que torna essa espécie…. imortal.
Já pensou se depois de ser adulto e você pensar: “Pô, eu não quero mais ser um engenheiro mecatrônico, quero ser um ator pornô, vou começar de novo.”. Ia ser bom, não?

3 - Koi (Cyprinus carpio)

koi-fish-profile

- Também conhecida como Carpa chinesa tem uma média de vida de 200 anos.
- A mais velha delas registrada morreu com 226 anos.
- Ela foi desenvolvida a partir da Carpa comum no Japão em 1720 e é o símbolo de amizade e amor.
- Tem uma variedade imensa de cores e por isso são criadas como peixes domésticos ornamentais. Vai muito bem com seu sofá rosa choque.
O Koi também é chamado, lá no Japão, de “o rei do rio” e os samurais tinham ele como símbolo da bravura. Eu to achando que esse peixe é símbolo de muita coisa pro meu gosto.
No Japão, o Koi é vendido em qualquer loja de animais. É como se fosse uma tataruga aqui pro Brasil: vive muito, alimenta quando lembra e quando chega visita você fala “Chega aí ver meu Koi”.

4-baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)

1306152_550x550_mb_art_R0
- Ela cresce a até 20m de comprimento, 60 toneladas, e vive a até 210 anos.
- Só perde em tamanho para a Baleia azul.
- É a única que não precisa migrar para comer e se reproduzir.
- Com isso, ela tem o título do mamífero que mais vive no mundo.
Além do título de mamífero mais velho, e segundo maior do oceano, ela também tem outro título: tem a maior boca de qualquer ser vivo no planeta.
A Baleia-da-Groelândia é um animal sociável e não-agressivo, mas quando é ameaçada, ela nada para debaixo do gelo.


5 - Tartaruga-rajada (Astrochelys radiata)

3339362054_6c77080834

- Ela é razoavelmente grande e é considerada a tartaruga mais bonita do mundo.
- A mais velha chamada Tu’ Malila chegou a 188 anos.
- Existe outra da mesma espécie que morreu com 256 anos. Mas a confirmação da veracidade da história ainda está pendente.
- Tem 41cm de altura, 16kg e os desenhos psicodélicos no seu casco variam muito.
Apesar da crença que toda tartaruga chega a uns 150 anos, dificilmente se vê isso acontecer. O engraçado é que as tartarugas dessa espécie chegam a uma idade avançada com mais facilidade que as outras.
De todas as espécies idosas dessas lista, essa é a única que está em perigo crítico de extinção. Isso por causa da perda do habitát e o tráfico de animais por causa da sua raridade.

a lenda das caveiras de cristal


Os crânios de cristal são esculturas supostamente de origem mesoamericanas, também feitas por tribos do Peru em cristal de Quartzo.
De acordo com a história, esses crânios começaram a aparecer no mercado de arte europeu no século XIX, apresentados como esculturas pré-colombinas, provocando curiosidade e fascínio no mundo da arqueologia.
A parte superior da boca atua como um prisma. Quando a caveira é iluminada por baixo, esse prisma projeta a luz para cima, fazendo com que essa saia pelos olhos, dando um aspecto bem vivaz à escultura.
Houve muita especulação que a escultura teria sido feita com tecnologia extraterrestre.

A lenda

De acordo com a lenda existem ao todo 12 crânios no mundo todo, que corresponderiam aos 12 mundos habitados com vida humana. Os Itzas, vindos da Atlântida, os trouxeram à Terra e os entregaram aos homens, junto com seus conhecimentos.
No entanto, a Terra, sendo o mais jovem dos mundos habitados por humanos, também teria um crânio, o décimo terceiro. Todos eles foram guardados em uma pirâmide sucessivamente pelos olmecas, maias e astecas.
Estes teriam sido responsáveis pela disseminação, segundo a lenda que afirma que, caso reunidas, as 13 caveiras teriam poderes maravilhosos, inclusive o de parar o mundo, se alinhadas no último dia do calendário maia, em 12 de dezembro de 2012.
De acordo com uma fábula se reunir todos os 12 crânios, juntamente com um suposto 13º crânio, invocaria um imenso poder que impediria que a Terra se inclinasse dia 21 de Dezembro de 2012, o "dia do juízo final" no calendário maia, de acordo com uma fábula.

Explicação Científica
Para os céticos, mais famoso dos crânios de cristal, o de Michell Hedges, teria sido comprado por Joe, Nickell, através de documentação comprovou que o chamado "Crânio da Destruição" (Skull of Doom) foi na verdade comprado por Hedges em um leilão da Sotheby"s, em 1943.

Os crânios de cristal já foram até tema de filme, é o caso do longa "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", onde o objeto era tratado como se fosse uma relíquia genuína.
Apagar as luzes
O crânio de Paris é uma escultura de quartzo de grande pureza, com 11 cm de altura e 2,5 Kg de peso e, é uma das doze peças do mesmo tipo que se encontram espalhadas pelo mundo.
Menos de três meses de O Museu Quai Branly Museu de Paris ter descoberto que havia sido vítima de fraude, os Museus Britânico e do Smithsonian Institute também descobriram ser vítimas da mesma fraude.
Dois estudos afirmaram que devido as técnicas usadas na confecção dos crânios, estes ao invés de esculpidos teriam sido esmerilados – o que explicaria como foi possível o "notável" aspecto do crânio de Mitchell Hedges não seguir o eixo natural do cristal. Ainda de acordo com estes estudos do Instituto Smithsoniano, vários crânios de cristal teriam sido fabricados na Alemanha na segunda metade do século XIX.
"Os crânios em consideração não são pré-colombianos. Eles devem seguramente ser considerados de fabricação relativamente moderna. Provavelmente cada um dos crânios não foi trabalhado mais que uma década antes que fosse oferecido primeiramente à venda.", dizem eles.
Os amantes de lendas tiveram sua decepção quando o Museu Quai Branly disse que havia encontrado ranhuras e perfurações em seus crânios de cristal de quartzo de 11 centímetros (4.4 - polegada) de altura que revelam o uso de “rebolos de joalheria" e outras ferramentas modernas.
Surgiram dúvidas também a respeito dos crânios em Londres e Washington, com peritos de arte que observaram que eles eram extraordinariamente grandes e com marcas de dentes que era excepcionalmente retilíneas.
Buscando o veredicto da ciência, os pesquisadores desses dois museus examinaram os crânios com microscópios de elétrons, ao observarem arranhões minúsculos e marcas deixadas pelos instrumentos de esculpir.
Estes então foram comparados com as superfícies de um cálice de cristal, contas de cristal de rocha e com dúzias de jóias de pedra verde conhecidas por serem de origem asteca genuinamente Asteca ou origem de Mizteca.
O estudo aparece no Journal of Archaeological Science – Jornal da Ciência Arqueológica, publicado pelo grupo Elsevier. http://www.elsevier.com
O crânio no Museu Britânico, comprado em 1897, é feito de cristal de rocha transparente tem 15 centímetros (seis polegadas) de altura. O crânio do Smithsonian, adquirido pelo museu em 1992, é de quartzo branco e mede 25.5 cm (10 polegadas) de altura.

07/06/2011

Nasa anuncia veículo que substituirá frota de ônibus espaciais

No final de Junho de 2011 a frota de Ônibus Espaciais será aposentada. Seu substituto, batizado como: MPCV (do inglês Multi-Purpose Crew Vehicle, ou "Veículo Tripulado para Múltiplos Propósitos") tem a capacidade de transportar até 4 astronautas em viagens com autonomia de até 21 dias.   Os procedimentos de subida e reentrada, afirma a Nasa, serão dez vezes mais seguros do que nos atuais ônibus espaciais!A construção e uma breve simulação:Charles Bolden, administrador da Nasa, afirmou: "Estamos comprometidos com a exploração espacial humana além da órbita baixa da Terra e esperamos agora desenvolver a próxima geração de sistemas para nos levar lá."