Era muito usado pelos mercenários da Antiguidade para executar suas vítimas com muita velocidade, precisão e silêncio. São perfeitas para perfurar armaduras.
As primeiras aparições ocorreram no império medieval mas a Katara que remonta a esse período muitas vezes tinha uma folha ou casca como proteção para proteger o dorso da mão, mas isso foi descartado pela segunda metade do século 17. (imagens desse tipo de katara abaixo)
Com a disseminação de armas por toda a Índia se tornou uma espécie de símbolo de status ter uma Katara. Príncipes e nobres eram frequentemente retratados ao lado de uma, e não apenas como uma precaução para auto-defesa, mas sim com o propósito de mostrar a sua riqueza e posição.
Também foi usada para mostrar bravura e habilidade, caçadores provavam ser habilidos ao conseguir matar tigres com a Katara, o que convenhamos é incrivelmente dificl devido ao tamanho reduzido e a impossibilidade de arremesso. (Abaixo uma foto que mostra o modo como é utilizada a arma)
Foram fabricadas variações da arma para europeus colecionadores que valorizavam pouco a funcionalidade marcial da arma. Entre elas estavam o katara tesoura com duas ou três lâminas que dobrada, parecia ter apenas uma, até que fossem precionadas revelando assim suas outras laminas.
(mostradas abaixo)
Estas armas eram uma novidade popular entre estrangeiros, mas eram impraticáveis em combate real. Por exemplo, as lâminas não pôdiam ser abertas depois de serem empurrados para dentro do corpo de um adversário. E o mais importante, se eles desferissem um golpe com as lâminas abertas, toda a força do golpe teria de ser absorvido pelas dobradiças e pinos o que ocasionaria um grave acidente para quem estivesse golpeando
Uma outra variação ( que eu achei muito mais legal) é a qual se colocam dois "minicanhões" comos e fossem dois revolvers de baixo calibre com tiro unico em cada lado das Kataras, foram utilizados em batalhas mas também foram rapidamente virando apenas decoração.
(fotos abaixo)
A katara deixou de ser de uso comum por volta do séc. 19, embora elas ainda eram forjados para fins decorativos. Durante o século 18 e início do século 19, um grupo distinto de kataras foram produzidas. Elas foram decorado e os seus punhos eram cobertas com folhas de ouro. Estas katara foram mostrados na Grande Exposição de 1851 no Crystal Palace, em Londres.
Atualmente é dificil se ouvir falar dela.
Mas claro que o pessoal não para de inventar novas variações. Separei as 3 mais legais que achei, vejam a seguir.
Abaixo algumas outras imagens do modelo padrão
É isso ai, não vou colocar nenhum video, pois os golpes com ela são simples e não tem nada de interessante.